Gordura Hidrogenada - O que você come sem saber

Nessa explanação você encontrará informações relevantes sobre a gordura hidrogenada e o porque dela fazer mal a saúde.


Conforme o site SuperClubeFit
As gorduras, também chamadas de lipídios, costumam causar temor à quem deseja emagrecer e levar uma alimentação saudável. No entanto, junto aos carboidratos e às proteínas, os lipídeos estão entre os principais macronutrientes contidos nos alimentos e, além da função energética e de transporte de substâncias importantes ao corpo, conferem sabor e aroma ao alimento...

A utilização industrial de gorduras parcialmente hidrogenadas passou a aumentar na década de 1960, em resposta às recomendações contra o consumo de gordura animal, rica em gorduras saturadas e colesterol, devido aos efeitos negativos que estas poderiam causar sobre o perfil lipídico e o risco de aterosclerose.
Segundo o site MundoBoaForma
A gordura hidrogenada ou gordura trans artificial é um ácido graxo do tipo insaturado obtido através de um processo industrial de hidrogenação de óleos vegetais...

Essa inserção de hidrogênios altera a estrutura química do óleo, mudando também o seu estado físico de líquido para sólido... Isso é interessante para a indústria porque aumenta a vida útil do produto e aumenta a consistência do óleo, que fica parecido com uma gordura saturada como uma manteiga. Porém, prejudica muito a nossa saúde...

Há indícios de que a gordura trans é capaz de danificar o revestimento interno dos vasos sanguíneos chamado de endotélio.

.. principais alimentos que contêm gordura hidrogenada para você passar a evitar: Margarina; Manteiga; Óleos vegetais como óleo de soja e de canola; Gordura vegetal; Lanches embalados; Fast food; Batata frita, nuggets e outros alimentos fritos; Pipoca de cinema; Biscoitos e bolachas.
De acordo com o site TaCerto
Os produtos mais comuns que consumimos e contém a gordura vegetal hidrogenada são: sorvetes..tortas, bolos, salgadinhos de pacote, chocolates, maioneses,.. e a maioria dos alimentos produzidos nos fast foods...

A melhor forma de saber se um produto contém ou não a gordura vegetal hidrogenada e/ou a gordura trans, é ler atentamente os ingredientes no rótulo do produto.
Conforme o site SapoLifeStyle
Esta gordura é altamente prejudicial para a nossa saúde e altamente benéfica para a indústria alimentar... Não precisam de ambiente especifico para conservar; É mais fácil de transportar e utilizar por se ter tornado sólida após o processo de hidrogenação...

Consequências para a nossa saúde: (...) Aumento da probabilidade de desenvolver cancro, diabetes, obesidade; Esteatose hepática; Hipertensão arterial.
As fontes citadas relatam que a gordura trans proveniente de origem animal não causam problemas a saúde, pois estão presentes em pequenas quantidades.

Do outro lado, na medicina natural, o Palestrante Tiago Rocha, em seu vídeo, relata os malefícios da banha de porco, que por exemplo, causa cancer.



Veja em resumo as informações em vídeo sobre a gordura trans.



Então qual alternativa de óleo ?

Você pode optar por óleos saudáveis: óleo de coco, óleo de amendoim, azeite de oliva, porém você deve ter o cuidado na hora da compra. Pesquise !

Fontes
https://www.superclubefit.com.br/blog/o-que-e-a-gordura-hidrogenada-e-porque-ela-faz-mal/
https://www.mundoboaforma.com.br/gordura-hidrogenada-faz-mal-o-que-e-e-alimentos-que-contem/
https://www.tacerto.com/guia/saude/tudo-sobre-saude/gordura-vegetal-hidrogenada-voce-sabe-o-que-e 
https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/gordura-hidrogenada