Depressão no Século 21
Segundo o dicionário Michaelis depressão é um distúrbio caracterizado por abatimento, perda de interesse, falta de concentração, baixa autoestima e alterações psíquicas, resultante de fracassos ou decepções, estresse físico ou mental, problemas reais ou imaginários, entre outras causas.
De acordo com a OMS (2017) mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo.
Alguns estudos sobre depressão, conforme matéria do G1, mostram que as redes sociais podem contribuir com o aumento do quadro da doença uma vez que as pessoas se sentem frustradas diante das conquistas dos outros.
Deve-se, então, a pessoa focar em sí mesma e tentar melhorar aos poucos, e não pensar negativamente a próprio respeito. Este tipo de atitude só a deixa mais pra baixo.
Com a depressão aparecem várias doenças, alguns comem demais e engordam, outros comem muito pouco, além do sedentarismo.
O tratamento normalmente é realizado com antidepressivos, porém a pessoa tem que entender que se trata de uma doença e deve mudar seus hábitos. Não adianta ficar se martirizando. Tem que tomar uma atitude para mudança de vida. Procure a ajuda de um profissional seja um psiquiatra ou psicólogo ou um terapeuta.
A prática de exercícios e um novo hobbie ajudam a diminuir os problemas quotidianos como o stress.
Normalmente há o bombardeamento de todo tipo de informação negativa, seja em programas televisivos, rádio, internet ou pessoas comentando.
Municie seu dia de fontes de pensamentos positivos (audio, vídeos e músicas). Leia livros de auto-ajuda. Caso não tenha dinheiro suficiente vá num Sebo.
Fontes
https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/depress%C3%A3o/
https://www.tuasaude.com/como-saber-se-e-tristeza-ou-depressao/
https://saude.abril.com.br/medicina/depressao-sintomas-diagnostico-prevencao-e-tratamento/
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/11/09/diminuicao-do-uso-redes-sociais-reduz-depressao-e-solidao-diz-novo-estudo.ghtml
https://www.pfizer.com.br/noticias/Depress%C3%A3o-%C3%A9-doen%C3%A7a-e-precisa-de-tratamento-adequado
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao